Apresentação

Prêmio Prof. Dr. Eros Petrelli  

  

É com grande satisfação que o 2o. Congresso Internacional Ortho Science presta uma homenagem a um dos maiores nomes da Ortodontia paranaense e brasileira, o Prof. Eros Petrelli. Ele emprestará seu nome mais uma vez para concurso de painéis, que terá premiação para os melhores trabalhos.

Dr. Eros Petrelli, personalidade por demais conhecida no meio odontológico nacional, era possuidor de um temperamento forte, e posições polêmicas que muitas vezes não eram compreendidas pelos colegas de profissão. Era um defensor intransigente da Ortodontia e da Odontologia brasileira, e sempre defendeu o controle do número, e da qualidade de cursos de graduação, e de pós-graduação. O que parecia de difícil compreensão na época, tornou-se muito verdadeiro na atualidade.

Seu legado inclui muitas realizações nas áreas acadêmicas e associativas, destacando-se:

  • Docência na Universidade Federal do Paraná, onde desenvolveu sua carreira junto à Disciplina de Ortodontia. Criou em 1985 o primeiro Curso de Pós-Graduação em Ortodontia do Paraná.
  • Fundação da Associação Paranaense de Ortodontia (APRO)  em 1972.
  • Secretário Geral do Conselho  Federal de Odontologia. Destacou-se na área de ensino e legislação, onde contribuiu de forma decisiva na normatização dos Cursos de Especialização.
  • Criação da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR), em 1994, entidade que hoje representa a Ortodontia em nosso país, e agrega todas as Associações Estaduais.